segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Elogio




Você costuma elogiar as pessoas?

Tem o hábito de dizer coisas agradáveis pros amigos?

Mas quando você faz isso, você faz por sinceridade ou só pra ser simpático?

Essa coisa de elogiar pode ser perigosa, hein, gente...

Elogio falso é um jeito elegante de mentirmos pra nós mesmos.

Quando a gente vê alguma coisa que não é boa, nem bonita em alguém, o bom mesmo é ficar calado...

A não ser que seja gente muito íntima.

Eu estou falando isso porque uma vez eu encontrei uma conhecida que eu não via há muito tempo.

Ela tava usando uns brincos horrendos, que pareciam enfeite de árvore de natal.

Eu olhei e não falei nada, mas estava complicado me concentrar na conversa com aquele pingente luminoso piscando na minha frente...

Aí ela notou que eu tava olhando muito pras orelhas dela.

Gente, aí aconteceu o que eu não esperava:

Ela perguntou: "gostou do meu brinco?"

"Bonito, né?"

O quê que eu ia dizer pra criatura diante dessa declaração?

Ela deve ter gastado uma grana pra comprar aquele troço, tava ali, exibindo com o maior orgulho - e ela nem era uma mulher de mau gosto, não - mas aqueles brincos eram tudo, menos bonitos.

Aí eu fui simpática, em vez de ser sincera...

Disse que eram lindos!

Eu disse lindos!

Piorei ainda mais as coisas!

Pessoa linda e generosa que era, a tal conhecida tirou os brincos da orelha e me deu de presente.

Eu fiquei paralisada, fiquei imaginando em que situação eu usaria aquilo.

Não pude recusar, ela foi mesmo muito sincera me oferecendo os brincos que eu tinha odiado.

Saí dali com muita vergonha, arrependida de ter mentido e com um par de brincos que eu jamais iria usar...

É claro que depois ela ficou sabendo a verdade e nós nos divertimos com a história.

Mas eu guardo até hoje os brincos, que me fazem lembrar sempre do seguinte:

A crítica gratuita, intencional, pode magoar, é verdade...

Então, quando a gente não tem nada de bom pra dizer, é melhor calar.

Se perguntarem, falar a verdade é a saída mais elegante.

Mas o elogio...

Isso, sim, sempre! Desde que seja sincero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário